Falsificação de remédio cresce no País

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta, em cinco de junho passado, sobre o aumento de casos de falsificação de medicamentos no Brasil nos primeiros meses de 2020.

Entre as falsificações estão medicamentos utilizados no tratamento para hepatite C, vacina para a gripe e remédios para distúrbio do crescimento, obesidade e diabete.

Segundo o Órgão, a fiscalização e o aumento de compras online durante a pandemia do novo Coronavírus estão entre os motivos para o crescimento dessas ocorrências. De acordo com a Agência, cinco casos foram registrados neste ano, ante três em 2018 e quatro no ano passado.

“A partir da ciência desses fatos, a Anvisa começou os procedimentos de investigação, com inspeção com a Polícia Civil dos Estados. Apesar de a gente ter identificado que, em alguns casos, a prática ocorria desde 2019, com a situação atual da pandemia, houve o aumento da aquisição pela internet, o que favorece a prática”, explica Mariana Collani, especialista em regulação sanitária da Anvisa.

ALERTA

Falsificar medicamentos é considerado um crime contra a saúde pública, com pena de 10 a 15 anos de reclusão e multa, conforme o Código Penal Brasileiro.

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ por Paula Felix

São Paulo / ESTADÃO Conteúdo / 07.06.2020